quinta-feira, 13 de abril de 2017

Lua de Saturno tem elementos para abrigar vida, diz Nasa

 
Resultado de imagem para imagens da lua de saturno
 
A Nasa anunciou na tarde desta quinta-feira que uma das luas de Saturno tem todos os elementos necessários para abrigar vida. A lua em questão é a Enceladus, uma das 62 luas do planeta. Os dados que servem como base para o estudo foram coletados pela sonda Cassini.
À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo. Novas evidências, no entanto, apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos no subterrâneo do planeta.
A sonda Cassini, da Nasa, capturou, de acordo com a agência espacial, algumas evidências de que reações química acontecem abaixo da superfície do planeta. A teoria dos cientistas é que isso criaria um ambiente capaz de abrigar vida microscópica.
“Isto é o mais próximo que já estivemos, de longe, de identificar um lugar com igredientes necessários para um ambiente que pudesse ter vida, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, em comunicado.
O estudo foi capaz de encontrar evidências que jatos de vapor expeliam hidrogênio (na forma H2). A única hipótese para explicar a origem desse hidrogênio seria a partir de uma reação entre rochas quentes e água sob a superfície congelada, afirmam os pesquisadores.
Esse hidrogênio poderia servir como fonte de energia para formas de vida–assim como acontece na Terra. Caso alguma forma de vida existisse na lua e consumisse esse hidrogênio como “combustível”, acabaria expelindo metano. Vale dizer que o metano também foi encontrado saindo da Lua.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário