terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Primeiro museu de arte submarino da Europa é de tirar o fôlego

Slide 1 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote
 
Nesta semana, a Europa inaugurou o seu primeiro museu de esculturas submarino e o primeiro do Oceano Atlântico.
O Museu Atlântico de Lanzarote apresenta o trabalho do escultor britânico Jason deCaires Taylor que, por meio de suas obras, busca promover maior cuidado com os oceanose compreensão das ecologias marinhas.
Localizado ao largo da costa de Lanzarote, na Espanha, o projeto levou dois anos para ser concluído. Ele consiste em 12 instalações de arte e mais de 300 figuras humanas em tamanho natural.
Embora o museu tenha aberto oficialmente há poucos dias, as fotos sobre o projeto extraordinário já fazem sucesso pelas redes sociais há cerca de um ano. A primeira fase deste museu foi implementada por Taylor em fevereiro de 2016.
O Museu Atlântico foi concebido como um lugar para promover a educação, preservar e proteger o ambiente marinho e natural como parte integrante do sistema de valores humanos.
A intenção é que a instalação se torne um grande recife artificial no futuro, ajudando a conservar o habitat das ilhas Canárias. Desde suas primeiras instalações, a área tem visto um aumento significativo na vida marinha, incluindo tubarões anjo, sardinhas, polvo e esponjas marinhas.
As novas instalações recentemente concluídas incluem uma imensa parede, uma escultura de um jardim botânico que representa a flora e fauna locais e um conjunto de 200 figuras humanas.
Espalhados em uma área de 2.500 metros quadrados, o museu é acessível para mergulhadores. Os visitantes que não desejam entrar na água podem observar as instalações através de embarcações especiais com fundo de vidro.
Em seu site, o artista britânico explica que o pouco contato da maioria das pessoas com os oceanos faz com que as preocupações sobre eles caiam no esquecimento. Ao longo das últimas décadas, perdemos mais de 40% dos nossos recifes de corais naturais.
Segundo ele, a “exposição de um público mais vasto às ecologias marinhas combinada com a função educativa das galerias encoraja o pensamento prolongado sobre a condição do meio ambiente e o papel que os seres humanos podem desempenhar para assegurar sua saúde ou mesmo sua destruição.”
 
Slide 2 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote J
 
Slide 3 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote, feito por Jason deCaires Taylor
 
Slide 4 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote , de Jason deCaires Taylor
 
 
 
Slide 6 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote , de Jason deCaires Taylor
 
Slide 9 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote , de Jason deCaires Taylor
 
Slide 8 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote , de Jason deCaires Taylor
 
Slide 7 de 9: Museu Atlântico de Lanzarote , de Jason deCaires Taylor

Nenhum comentário:

Postar um comentário