terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O pingente idêntico ao de Anne Franck descoberto em antigo campo de extermínio nazista

Pesquisadores descobriram um pingente praticamente idêntico ao usado por Anne Frank em meio a escavações no campo de extermínio nazista de Sobibor, na Polônia.
 
Anne Frank foi uma adolescente de origem judia morta pelos nazistas durante o Holocausto - como ficou conhecido o genocídio de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Sua figura tornou-se icônica após a publicação de seu diário, revelando os horrores pelos quais passou no período.
Especialistas da equipe do Memorial do Holocausto Yad Vashem, de Israel, acreditam que o pingente pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.
Como Anne, Karoline nasceu em Frankfurt em 1929. A equipe do Yad Vashem a rastreou por meio de uma data de nascimento gravada no pingente.
Historiadores afirmam ter encontrado provas de apenas dois pingentes desse tipo O pequeno pingente triangular tem em uma das faces a expressão "Mazal Tov" (boa sorte) escrita em hebraico, junto da data de nascimento de Karoline e o nome de sua cidade natal, Frankfurt.
Na outra face, está gravada a letra hebraica "Hay", frequentemente usada para representar o nome de Deus, cercada de três estrelas de David, o símbolo associado ao judaísmo.
Pesquisadores estão agora tentando descobrir por meio de algum parente vivo se as adolescentes teriam se conhecido.
O Yad Vashem está trabalhando junto à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) para escavar partes do campo nazista de Sobibor.
O pingente foi encontrado no que se acredita ser o lugar onde as vítimas se despiam e tinham as cabeças raspadas antes de serem enviadas às câmeras de gás.
O Yad Vashem disse que os itens recuperados, que também incluem um cordão da estrela de David e um relógio feminino, provavelmente caíram através das tábuas e permaneceram enterrados desde então.
Karoline nasceu em Frankfurt em 3 de julho de 1929. Ela foi deportada da cidade em 11 de novembro de 1941 para o gueto de Minsk, em Belarus.
O gueto foi fechado em setembro de 1943 e a adolescente teria feito parte dos 2 mil moradores enviados a Sobibor, na Polônia, onde o pingente permaneceu enterrado por mais de 70 anos.
Registros mostram que Anne Frank possuía um pingente praticamente idêntico ─ a única diferença seria a data de nascimento gravada em uma das faces.
Pingente

Yoram Haimi, arqueólogo da IAA responsável pela escavação em Sobibor, disse: "Esse pingente demonstra mais uma vez a importância da pesquisa arqueológica em antigos campos de extermínio nazistas".
"A história emocionante de Karoline Cohn é simbólica do destino dos judeus assassinados em campos de extermínio. É importante contar essa história, para que nunca nos esqueçamos dela", acrescentou ele.
Mais de 250 mil judeus teriam sido mortos em Sobibor, no leste da Polônia, região controlada pelos nazistas.
Mas, diferentemente de locais que também funcionavam como campos de trabalho forçados, Sobibor era um dos campos nazistas construídos unicamente para exterminar judeus.
Pingente
Os nazistas destruíram o campo depois de um levante em 1943. Ali eles plantaram árvores para tentar descaracterizar o local e encobrir seus crimes.
Desde então, arqueólogos já descobriram as fundações de câmaras de gás e uma plataforma de trem.
Anne Frank morreu no campo de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, em 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário