domingo, 29 de janeiro de 2017

Nasa divulga primeiras imagens de novo satélite de observação da Terra

Lançado em novembro do ano passado em parceria com a Noaa, GOES-16 vai ajudar a melhorar previsão do tempo e clima no planeta


Uma das imagens mostra a região do Caribe vista com a câmera de alta resolução do novo satélite
Foto: Nasa/Noaa


A Nasa divulgou esta semana as primeiras imagens de alta resolução da Terra captadas pelo satélite GOES-16. Lançado no fim do ano passado, o equipamento, operado pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa), vai ajudar a melhorar a previsão do tempo e do clima no planeta.
Primeiro exemplar de uma nova geração de satélites de observação da Terra americanos, o GOES-16 é dotado de sensores capazes de registrar imagens do planeta em 16 dos chamados “canais”, ou comprimentos de onda: dois em luz visível, quatro em infravermelho próximo e dez em infravermelho. Isso permite aos especialistas distinguirem diferentes estruturas e compostos na atmosfera, como nuvens, vapor d'água, fumaça, gelo e cinzas vulcânicas. A câmera do satélite também tem uma resolução espacial quatro vezes maior do que as de outros da série GOES, o que também permitirá aos meteorologistas observarem fenômenos climáticos em mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário