quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

NASA encontra boro sob superfície de antigo lago de Marte

Rover Curiosity
 
Com a primeira detecção do elemento boro na superfície de Marte, pesquisadores estão ainda mais esperançosos que o planeta vermelho já foi habitável. As informações foram dadas pelos cientistas da NASA e do Laboratório Nacional de Los Alamos, durante encontro da União Geofísica dos Estados Unidos, que ocorreu em San Francisco.
O boro, uma assinatura elementar de águas passadas que evaporaram na Terra, pode ser encontrado atualmente em regiões áridas como o Vale da Morte, localizado no Deserto de Mojave, Califórnia. No entanto, com esta nova descoberta encontrada pelo rover Curiosity, da NASA, na cratera Gale, em Marte, a ideia é que o planeta era habitável e tinha água. No entanto, mesmo que a época ou a era exata em que isso ocorreu ainda são desconhecidas, cada vez mais cientistas chegam à conclusão que Marte pode ter preparado a evolução da vida microbiana nas últimas centenas de milhares de anos.
O laboratório de Los Alamos também notou que a temperatura, o pH e o mineral dissolvido nos lençóis freáticos podem tornar o planeta habitável.
O boro, um elemento muito solúvel em água, provavelmente recuou com a água antiga do planeta para o lago próximo a área de exploração da cratera Gale e do subsolo.
De acordo com o Laboratório, o boro foi identificado pelo instrumento de química e câmera (Chemcam), desenvolvido em Los Alamos em conjunto com a CNES, a agência espacial francesa.
A água evaporada precisaria ser morna e com um pH adequado, explica Patrick Gasda, pesquisador com pós-doutorado do Laboratório de Los Alamos, em um vídeo. Ele também afirma que, de acordo com o boro encontrado, o meio não era nem tão ácido e nem tão alcalino, e com isso organismos normais poderiam ter vivido lá.
Os pesquisadores acreditam que a cratera Gale se formou quando Marte tinha água e, consequentemente, formou-se um lago dentro da cratera. Algum tempo depois, esse lago desapareceu e a cratera foi enterrada com os sedimentos.
O elemento foi encontrado exclusivamente na cratera porque, em outros locais, o boro pode estar em camadas mais profundas da superfície do planeta, devido à sedimentação, ou por causa de mudanças químicas que afetam o elemento, ele foi sedimentado em outros locais.
Entretanto, a maior questão sobre o assunto continua nos detalhes sobre como e porque Marte foi de um planeta habitável para um planeta com uma fração de atmosfera e temperaturas extremamente altas.
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário