terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Egito recupera 5 peças faraônicas de EUA e Suiça

Imagem relacionada
 
Egito recuperou na última semana cinco peças arqueológicas do período faraônico que estavam nos Estados Unidos e na Suíça, assim como duas lâmpadas da época islâmica nos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta terça-feira o ministro de Antiguidades, Khaled al Anani.
Segundo um comunicado, nos EUA a polícia alfandegária entregou quatro peças à embaixada egípcia em Washington no último dia 1º.
Os objetos são uma tela de linho que cobria uma múmia, a tampa de um sarcófago de madeira decorada com símbolos religiosos faraônicos, a mão de uma múmia e um sarcófago completo de madeira com um colar desenhado com formas geométricas e vegetais.
As peças arqueológicas remontam ao período do Império Novo, a partir do século XVI a.C.
Por outra parte, a embaixada egípcia na Suíça recebeu uma estela funerária, no último dia 2, que cita uma pessoa chamada "Seshen Nefertum" e que foi trabalhada sobre pedra caliça, originária da região de Al Asasif, em Luxor.
Segundo a nota, a estela foi roubada do museu de Qurna, situado na população de mesmo nome na província egípcia de Luxor. Seu roubo foi descoberto em 1995, quando ocorria uma revisão do inventário.
As duas lâmpadas recuperadas nos Emirados foram roubadas em 2015 dos armazéns do Museu Nacional da Civilização Egípcia e sua origem remonta à época do sultão Hassan, que viveu no século XIV.
Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, as peças recuperadas chegarão ao território do país assim que sejam concluídos os procedimentos legais oportunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário