terça-feira, 20 de dezembro de 2016

2016 não termina nunca: Nevou no Deserto do Saara!

Montanhas no Saara são cobertas por neve, na região de Ain Sefra, na Argélia
 
Um fotógrafo amador registrou imagens incríveis de neve cobrindo as areais do Deserto do Saara, fenômeno que não acontecia desde 1979. O argelino Karim Bouchetata ficou atordoado diante do inesperado cenário nas proximidades da cidade de Ain Segra, na Argélia, nessa segunda-feira.
“Todos ficaram espantados de ver a neve cobrindo o deserto”, disse Bouchetata. “A neve ficou sobre a areia por cerca de um dia antes de derreter completamente”.
Esta é a segunda vez em que a neve cobre as areias dessa região do Saara – em fevereiro de 1979, nevou por cerca de meia hora, no primeiro evento do tipo de do tipo de que se tem notícia.
No entanto, o fenômeno não chega a surpreender os especialistas. “Apesar de ser uma região desértica, também há chuvas no norte da África. Com frio intenso, pode nevar”, explica o meteorologista Augusto José Pereira Filho, professor da Universidade de São Paulo.
O maior deserto do mundo ocupa uma área de 8,6 milhões de quilômetros quadrados do norte da África. No verão, as temperaturas chegam perto dos 50 graus. A cidade de Ain Segra, fica a 1.000 metros acima do nível do mar e é cercada pelas montanhas da Cordilheira do Atlas.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário