domingo, 9 de outubro de 2016

Em sete anos, o Brasil começou a poluir 5,3 mais para ascender a mesma lâmpada

A linha preta mostra a média de emissão de CO2 por GWh gerado entre 2009 e 2015. A linha preta mostra as emissões totais (Foto: Seeg)
Estamos poluindo cinco vezes mais para acender a mesma lâmpada no Brasil. Isso não tem nada a ver com a qualidade da lâmpada. Mas com a forma como geramos a eletricidade. No espaço de sete anos entre 2009 e 2015, para acender a mesma lâmpada com a mesma potência passamos a lançar 5,3 vezes mais gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
É o que mostra o gráfico acima, gerado pelo Seeg,  Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa, uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para vigiar o que jogamos na atmosfera.
A linha preta do gráfico mostra a média anual de gás carbônico (e outros equivalentes) por GigaWatt/hora. Em 2009, cada GWh gerava uma emissão de 23 toneladas de gás carbônico. Em 2014, chegamos a 131 toneladas por GWh. Isso caiu para 123 GWh em 2015.
O resultado dessa intensidade de emissões é que a poluição total (a linha azul no gráfico) subiu também. Foi de 10 milhões de toneladas em 2009 para 66 milhões de toneladas em 2015. Aumentamos nossa contribuição para as mudanças climáticas e não elevamos tanto nossa produção de eletricidade total. Só sujamos nossas fontes de energia.
Essa mudança para uma eletricidade mais suja é um reflexo da entrada em operação de mais usinas termelétricas para compensar em parte a queda na produção das hidrelétricas por causa dos anos de estiagem. Resta ver se voltaremos a usar a energia limpa das hidrelétricas na mesma proporção de antes da crise hídrica.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário