terça-feira, 5 de julho de 2016

Google usará inteligência artificial para detectar doença nos olhos

Projeto busca identificar sinais que podem levar a doenças sérias de visão (Foto: ThinkStock/Getty Images)

A divisão de inteligência artificial do Google, a DeepMind, está desenvolvendo um projeto de pesquisa no Reino Unido que busca ajudar médicos a detectar os primeiros sinais de doenças fatais à visão. Em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (NHS), o sistema analisará 1 milhão de tomografias ópticas e, com os dados coletados e aprendizagem automática, conseguirá criar algoritmos que identifiquem sinais de risco que um olho humano não teria capacidade de identificar.
A parceria terá como objetivo central diagnosticar duas principais condições de risco: degeneração macular e retinopatia diabética. Ao Guardian, o cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman, afirmou que o diabetes, por exemplo, aumenta em 25 vezes as chances de um indivíduo ficar cego. "Se pudermos detectar isso e prevenir o mais cedo possível, 98% dos casos mais severos de perda de visão podem ser evitados", acrescentou.
Os dados extraídos de tomografias de coerência óptica  – um exame não invasivo cuja finalidade é avaliar doenças da retina e do disco óptico – permanecerão anônimos. O Google garante que não será possível identificar nenhum paciente por meio das amostras. O projeto é o segundo em colaboração com o NHS, mas o primeiro a usar inteligência artificial. Um outro programa, realizado em colaboração com o Royal Free Hospital, em Londres, focado no tratamento direto para o paciente, gerou polêmica. O hospital foi acusado por não ter o direito de compartilhar informações de saúde de seus pacientes com o Google.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário