terça-feira, 7 de junho de 2016

ISS: módulo inflável recebe seus primeiros visitantes

Módulo Expansível de Atividade Bigelow (Beam, na sigla em inglês), que será testado pela Nasa para futuras viagens espaciais
O astronauta americano Jeff Williams entrou pela primeira vez no módulo inflável BEAM, uma extensão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), nesta segunda-feira. O Módulo de Atividade Expansível Bigelow (BEAM) foi inflado com sucesso no fim de maio para testar uma plataforma habitável mais barata que possa ser usada em viagens longas ao espaço.
O astronauta reportou à Nasa que BEAM está em “perfeito estado”. O novo habitat espacial faz parte de um projeto da agência espacial americana para testar, durante dois anos, alternativas de moradias infláveis mais leves e menos volumosas, que possam um dia ser utilizadas em Marte ou na Lua.
Medições – Jeff Williams entrou no módulo para coletar dados dos sensores e amostras de ar, além de verificar os condutores de ar. Williams informou que fazia frio no interior do módulo e que não havia condensação. De acordo com a Nasa, os astronautas à bordo da ISS voltarão ao módulo antes de quarta-feira para testar os sensores e o material.
A porta do módulo, acoplada à estação em abril, será fechada após cada visita. Durante os dois anos de testes, os astronautas revelarão dados e medições dos sensores e vão avaliar regularmente o estado do módulo. Os testes vão permitir determinar se o módulo pode oferecer proteção contra as radiações solares e cósmicas, assim como contra os micrometeoritos, detritos espaciais e temperaturas extremas. “Os primeiros passos no BEAM vão expandir as fronteiras dos habitats no espaço”, publicou a ISS no Twitter antes da visita.
Habitat – Em 28 de maio, a Nasa conseguiu inflar e pressurizar o módulo, após o fracasso de uma primeira tentativa, alguns dias antes. Com o módulo já inflado, Williams abriu oito depósitos de ar no seu interior, levando a pressurização a um nível próximo ao da ISS.
Com uma massa de 1,4 toneladas, o BEAM mede cerca de 4 metros de largura por 3,23 metros de comprimento quando está completamente inflado com ar respirável, com tamanho equivalente a um quarto pequeno. A empresa Bigelow Aerospace construiu o módulo após assinar um contrato no valor de 17,8 milhões de dólares com a Nasa.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário