terça-feira, 14 de junho de 2016

7 lições sobre a água que você bebe

Você sabia que cerca de 60% do corpo humano de um adulto é formado por água? E que consumir a quantidade certa faz com que todos os processos químicos e metabólicos funcionem plenamente? Entenda a seguir como ela influencia em nosso organismo.
potável Foto gratuita
1 – Na dose certa
Existe uma regra geral de que é necessário consumir 2 litros de água por dia. Há ainda quem defenda a ingestão de 35 ml do líquido por quilo de peso. Mas,  nutricionistas, de São Paulo, dizem que esse é um grande exagero, uma vez que é preciso levar em conta também o líquido contido nos alimentos. Ela alerta que a regularidade do consumo é o mais importante. “O corpo só consegue metabolizar até 350 ml de água por hora. Quando ultrapassa essa quantidade, o excedente é eliminado pela urina. Por isso, indico o consumo de um copo do líquido a cada hora”, orienta.
A especialista lembra ainda que pessoas com mais de 60 anos sentem menos sede. “Como a troca de calor do corpo com o ambiente não é eficiente, elas precisam lembrar sempre de tomar água”, alerta a nutricionista que e ainda comenta: “Se a pessoa tem dificuldade de tomar água pura, indico chás e águas saborizadas com hortelã ou casca e rodelas de laranja, por exemplo”.
 
2 – Participa de várias funções do organismo
Com o corpo bem hidratado, todas as células e as glândulas funcionam plenamente. Segundo a nutricionistas , beber água na quantidade ideal também melhora o aspecto da pele, do cabelo e das unhas, além de ajudar na absorção de nutrientes, na regulação da temperatura do corpo, na circulação sanguínea, no controle da pressão e no emagrecimento. “Muita gente que não consome água acha que está com fome, mas na verdade está sentindo sede. E, quando passa a se hidratar a cada hora, acaba emagrecendo”, diz. Além disso, uma pesquisa feita na Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, mostra que tomar dois ou três copos do líquido antes das refeições ajuda a consumir menos calorias.
Já a falta de líquidos pode causar desidratação, dor de cabeça, náuseas, prisão de ventre, mal-estar e, em casos extremos, insuficiência renal e até a morte.
Um estudo da Keele University, no Reino Unido,  mostra ainda que beber um litro de água rica em silício ajuda a eliminar o alumínio do corpo de pessoas com Alzheimer, protegendo-as da perda de cognição. No entanto, mais estudos precisam ser feitos nesse sentido. “A água acaba ajudando, mas não podemos afirmar que ela sozinha é capaz de tratar doenças”, alertam, e lembram que uma das águas mais poderosas é a sulforosa, rica em enxofre e produzida na região de Águas de Lindóia (SP). “Ela é indicada para auxiliar no tratamento de pacientes com artrite e artrose, pois ajuda a aliviar as dores”, diz. Outra água interessante para consumo é a rica no mineral vanadium: “Ela tem poder desintoxicante e também atua para equilibrar o humor”, o que reforça que a água sozinha não faz milagres.
 
3 – Mantém a imunidade blindada
Vanderli explica ainda que garantir o consumo ideal do líquido aumenta a imunidade. Isso porque facilita a saída de certos tipos de toxinas que podem desencadear doenças. “Além disso, as mucosas permanecem íntegras, sendo mais uma barreira de proteção contra doenças”, coloca.
 
4 – Previne a prisão de ventre
Isso mesmo! Se você sofre com o problema, avalie se é água que está faltando na sua dieta. “Muita gente acaba acrescentando fibra na alimentação. No entanto, o problema pode se agravar ainda mais se você não se hidratar corretamente”, diz a nutricionista Desire. Lembram que a água é o melhor desintoxicante que existe! “Ela ajuda a reduzir o inchaço por auxiliar a saída de toxinas via fezes e urina”, explica. Portanto, se você busca fugir do inchaço e do sofrimento no banheiro, já sabe!
 
5 – Água leve
Mas, se você se pergunta porque você prefere algumas marcas a outras, aqui vai a reposta. Além dos minerais, o pH da água influencia nesse aspecto. No entanto, a nutricionista Vanderli Marchiori lembra que isso altera apenas a impressão que temos ao bebê-la. “A água leve tem menos metais pesados e dá a impressão de uma hidratação maior, mas isso é sutil”, fala.
No entanto, é interessante saber que existe água leve, média e encorpada. Para identificar em qual ela se enquadra, procure a quantidade de bicarbonatos no rótulo:
• Leve ou levíssima: tem até 120 ml/litro de bicarbonato
• Média: de 120 a 150 ml/litro de bicarbonato
• Encorpada: acima de 15m ml/litro de bicarbonato
 
6 – Água com gás só de vez em quando
Existe a água carbonatada direto da fonte e aquela que recebe as borbulhas na indústria, graças ao dióxido de carbono. “A água com gás natural pode ser consumida, mas a que passou pelo processo artificial deveria ser consumida eventualmente. Primeiro porque o gás não tem função alguma no nosso corpo. E, em segundo lugar é que, dependendo do carbonato que foi adicionado, ele pode agir na desmineralização óssea, ou seja, ‘roubar’ cálcio dos ossos”, alerta Vanderli. Então, pode deixar a água com gás apenas antes de tomar o vinho ou o cafezinho no final se semana, já que ela limpa as papilas gustativas.
 
Goles diferenciados
as características da água produzida em algumas das principais regiões do mundo.
 
- Brasil: baixa mineralização, leve, proveniente de solo de país tropical. As fontes são variadas.
 
- Estados Unidos: conta com várias fontes, de média a baixa mineralização.
 
- Argentina e Chile: originária da Patagônia ou dos Andes, é leve e com baixa mineralização.
 
- Canadá: tem baixa mineralização, mas produz versões mais ácidas e outras alcalinas.
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário