terça-feira, 3 de maio de 2016

Por que algumas tampas de caneta têm um furo na tampa?

Furo na tampa é um detalhe não tão pequeno quanto parece ser (Foto: Reprodução)
As vezes, a ciência nos surpreende com alguns conceitos amplos e extremamente importantes, como a descoberta de um buraco negro formado por três galáxias espirais ou o plano do governo japonês de construir uma muralha de gelo subterrânea para combater a radiação liberada pelo acidente nuclear de Fukushima.
Mas algumas sacadas científicas brilhantes são pequenos detalhes que passam despercebidos em nosso cotidiano, como o design das tampinhas das clássicas canetas Bic. Você já parou para pensar por que essas tampinhas tem um furo na parte superior?
É provável que você nunca tenha refletido sobre isso ou, se refletiu, tenha chegado à conclusão de que aquilo serve para evitar vazamentos de tinta ou alguma coisa assim. Esta conclusão não estaria errada, mas os furos nas tampinhas têm um propósito que parece mais ingênuo, mas é ainda mais importante: evitar que você se asfixie.
Você pode achar que é loucura se engasgar com uma tampa de caneta, mas o Ministério da Saúde dos Estados Unidos estima que cerca de cem pessoas morrem todos os anos por asfixia após engolir tampas de caneta. Se você não consegue conceber como uma pessoa adulta engole e se asfixia com uma tampinha, imagine então os riscos de uma criança, ainda em seus primeiros anos, interagindo perigosamente com o artefato em questão. Arriscado, não?
Pensando nisso, A Bic idealizou o formato da tampa de caneta com furo, que possibilita a passagem de ar e diminui os riscos de que a pessoa que engolir a tampinha morra asfixiada. Outras empresas que produzem canetas abraçaram a causa e, juntas, tentam exigir que o detalhe vire exigência em qualquer caneta.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário