terça-feira, 3 de maio de 2016

Escavadores espanhóis encontram 590 quilos de moedas romanas

Coleção de moedas foi encaminhada ao Museu de Arqueologia de Sevilha (Foto: Reprodução)
 
Uma equipe de escavadores espanhóis cavava túneis para a implantação de encanamentos de água em Sevilha quando encontraram algo anormal a menos de um metro abaixo do solo: dezenove ânforas amontadas. Antigamente, as ânforas eram usadas para carregar todo tipo de coisa, de água a frutas e grãos. Dentro dos recipientes encontrados havia cerca de 590 quilos de moedas romanas dos séculos três e quatro d.C.
Em entrevista ao jornal Washington Post, Ana Navarro, diretora do Museu de Arqueologia de Sevilha, disse que as moedas encontradas têm uma importância adicional: parecem nunca ter circulado, o que pode coloca-las entre os objetos mais bem preservados da época já descobertos. “É uma coleção única e existem poucos casos similares a este. A maior parte das moedas romanas encontradas já estava bastante desgastada por causo do tempo e do uso, mas estas estão praticamente intactas e são banhadas em prata e bronze”, explicou Navarro.
Anteriormente, em uma entrevista coletiva, ela já havia dito que era impossível calcular o valor da coleção, devido à imensa relevância histórica do material. Ainda de acordo com ela, estão gravadas nas moedas as efígies dos imperadores Constantino, que governou Roma entre 286 e 305 d.C., e Maximiano, que governou o Império Romano entre 306 e 337 d.C.
 
Ânforas resistentes e proteção subterrânea mantiveram moedas praticamente intactas (Foto: Reprodução)
 
O editor e historiador Fred Barbash explicou que as ânforas encontradas, com formato menor e usadas à época para o armazenamento de tesouros, provavelmente estavam partindo da Espanha para a capital do Império Romano para o pagamento de impostos ou chegando no país ibérico para a distribuição do soldo de parte do exército romano que ocupava a região. Agora, diz Barbash, resta saber por que nunca foram distribuídas e terminaram enterradas em Sevilha.
O museu não divulgou a quantidade de moedas encontradas. Em 2015, foram encontrados na Suíça 14 quilos de moedas com as efígies dos imperadores Maximiano e Aureliano. À época, os responsáveis pelo achado disseram que havia cerca de 4 mil moedas. Logo, fazendo uma conta básica com o único intuito de conseguir uma estimativa, podemos dizer que as ânforas de Sevilha contêm cerca de 169 mil moedas romanas, já que são cerca de 590 quilos de prata e bronze.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário