quarta-feira, 18 de maio de 2016

Como a carta da descoberta da América foi recuperada

Polícia da Itália encontra carta escrita por Cristóvão Colombo em 1493
 
Autoridades italianas realizaram na tarde desta quarta-feira (18) uma coletiva para explicar como conseguiram recuperar a carta sobre a descoberta da América, escrita por Cristóvão Colombo em 1493, que havia sido roubada de uma biblioteca de Florença e vendida nos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, reunidas em Roma, a carta anunciava a descoberta do “Novo Mundo” – um documento de excepcional valor histórico.
Conforme anunciado nesta manhã, o documento avaliado em cerca de 1 milhão de euros foi recuperado após uma complexa operação coordenada pelos Carabineiros para a Tutela do Patrimônio Cultural (TPC). A recuperação do inestimável objeto envolveu especialistas, historiadores, diplomatas e autoridades de vários países.
Roubo “muito sofisticado” – A carta, de acordo com os pesquisadores, foi roubada em Florença e vendida em 1992 nos Estados Unidos em um leilão. Adquirida por um fundo privado, o documento foi doado para a Biblioteca do Congresso americano, que acabou por devolvê-lo para a Itália. “Esta importante carta de Colombo relata a descoberta de um Novo Mundo e era dirigida aos reis da Espanha. Impressa em 1493, ela foi roubada da biblioteca Riccardiana de Florença em uma época indeterminada, e agora retorna para fazer parte do nosso patrimônio”, disse o comandante dos carabineiros, Mariano Mossa, na coletiva de imprensa.
O anúncio da recuperação da carta contou com a presença do ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, e do embaixador dos Estados Unidos, John R. Phillips. “É a história de um roubo muito sofisticado. Foram realizados muitos estudos e verificações. Por anos não se sabia que havia duas cópias do documento original”, disse Franceschini.
Tráfico – O trajeto incomum que o documento percorreu entre os dois continentes serve para denunciar o tráfico milionário de obras de arte e livros históricos. O documento retornará à biblioteca Riccardiana de Florença após quatro anos de investigações e uma denúncia apresentada pelo diretor da Biblioteca Nacional de Roma, de onde foram roubados diversos volumes de livros antigos que estavam sendo classificados.
A descoberta da América, tornada pública em 1493 por cartas, foi um episódio que mudou a história da humanidade e que continua a suscitar interesse. “Nessa carta, Colombo anunciava aos reis da Espanha a descoberta do que ele acreditava ser as Índias Ocidentais, o que na realidade era a América",afirma o diretor da Biblioteca de Florença, Silvano Stacchetti. De acordo com ele, a carta resumia a viagem e relatava os problemas com a bagagem e os povos encontrados. O objetivo do documento era “persuadir os reis a financiar novas expedições”, acrescentou Stacchetti.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário