terça-feira, 10 de maio de 2016

Cidade maia é 'descoberta' por garoto canadense

Um garoto de 15 anos de idade acredita ter descoberto uma cidade maia esquecida através de imagens de satélite e astronomia maia. As informações são do jornal inglês The Independent.
O canadense William Gadoury afirma que estudou a teoria de que a civilização maia escolheu a localização de suas vilas e cidades de acordos com as constelações e estrelas. Desta forma, as cidades são alinhadas exatamente com as estrelas principais de cada civilização.
 
Imagens de satélite mostram estruturas potencialmente feitas pelo homem no meio da selva
 
Foi pelo estudo de um mapa estelas que ele descobriu que havia uma cidade faltando a partir de uma constelação de três estrelas. Com a ajuda das imagens de satélite da Agência Espacial Canadense (CSA) e do Google Earth, William conseguiu descobrir a cidade que a terceira estrela desta constelação sugeriu que estaria.
Segundo a análise de William, a cidade estaria numa região não explorada na selva de Yucatán, no México, e foi chamada pelo garoto de K'aak Chi, ou Boca de Fogo, em português. Segundo Daniel de Lisle, da CSA, o local nunca foi estudado devido a sua densa vegetação: "há características que sugerem que há algo debaixo dessa grande floresta, pode ser uma estrutura feita pelo homem", afirmou.
O doutor Armand La Rocque, da Universidade de New Brunswick, diz que a imagem mostra uma rede de ruas e uma grande praça, que poderia ser uma pirâmide: "a praça não é natural, é principalmente artificial e dificilmente pode ser atribuída a fenômenos naturais. Temos várias indicações de que pode haver uma cidade maia na área", afirma.
Armand disse ainda que a descoberta do jovem William poderia levar arqueólogos a encontrar mais cidades mais, utilizando técnicas semelhantes. A descoberta do garoto canadense deve ser publicada numa revista científica e apresentada ao público na Expo-Sciences International, que acontece em 2017 em Fortaleza, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário