domingo, 27 de março de 2016

Pelo 4º ano consecutivo, Amapá é o que menos desmata na Amazônia

Madeira extraída de forma ilegal foi recolhida pela Polícia Federal no Amapá (Foto: Divulgação/PF)

Com 13 quilômetros quadrados de florestas devastadas, o Amapá fechou 2015 com a menor taxa de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal, reduzindo em 72% as perdas em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os indicadores mostram que o Amapá chega ao quarto ano consecutivo com a menor taxa da região.
Os números de 2015 são os menores que o estado apresentou desde 2004. Das nove federações que compõem a Amazônia Legal, quatro tiveram redução na taxa de desmatamento: Amapá (-72%), Roraima (-32%), Maranhão (-16%) e Acre (10%).
Entre os que mais desmataram no ano passado estão o Pará e o Mato Grosso, com 1.881 e 1.508 quilômetros quadrados, respectivamente. O total de áreas degradadas na região somou 5.831 quilômetros quadrados, uma alta de 16% em relação a 2014.
As informações sobre a perda de mata nativa baseiam-se em imagens de satélites que compõem o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes). O estudo avalia as áreas atingidas por corte raso, a modalidade mais nociva, pois ocorre remoção súbita e rápida da vegetação.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), 73% das florestas do Amapá são preservadas através de unidades de conservação e áreas indígenas, um dos fatores que contribui para o baixo número de locais desmatados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário