segunda-feira, 21 de março de 2016

A Nasa provocará um incêndio no espaço para novo experimento

fogo (Foto: Flickr/Raul Lieberwirth)

Fogo e espaço são elementos que geralmente só se encontram em filmes de ficção científica. Como um incêndio nunca ocorreu no espaço - pelo menos não de forma a ser analisado em tempo real -, cientistas da NASA anunciaram que pretendem provocar um para estudar as condições do evento.
A ideia é realizar o experimento com uma nave de abastecimento sair da Estação Espacial Internacional. Para garantir a segurança dos sete astronautas que estarão na estação, o incêndio será provocado no momento em que o veículo estiver entre uma distância segura do local e antes de entrar na atmosfera da Terra.
A missão leva o nome de Spacecraft Fire Experiment-I (Saffire-I) e contará com instrumentos para medir o crescimento das chamas e o uso do oxigênio. De acordo com o pesquisador David L. Urban, que conduzirá o experimento, sua equipe pretende entender como ocorre o crescimento das chamas na microgravidade, de forma a garantir a segurança de futuras missões espaciais. Vale lembrar que, em 2030, a primeira missão tripulada da NASA estará a caminho de Marte - uma trajetória que durará pelo menos dois anos.
Assim que a nave estiver na posição certa, um composto inflamável dará início ao incêndio. O experimento deve durar entre 15 e 20 minutos e contará com duas câmaras para gravar o acontecimento, enquanto dois radiômetros medirão o calor emitido e sensores de O2 e CO2 coletam dados sobre o fogo. Esse material seria enviado para a Terra e logo, avaliado com mais profundidade pela equipe de Urban no Centro de Pesquisa Glenn, em Ohio, nos Estados Unidos.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário