quarta-feira, 2 de março de 2016

7 mudanças curiosas que acontecem com o corpo no espaço

Astronaura Scott Kelly
 
Após quase um ano no espaço, três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) retornaram à Terra hoje (2). O americano Scott Kelly e o russo Mikhail Kornienko passaram 340 dias na ISS, enquanto Serguei Volkov esteve a bordo por mais de cinco meses.
A estadia prolongada de Kelly é parte de uma missão de um ano da Nasa para entender como um voo espacial de longa duração muda o corpo humano. Afinal, a agência espacial quer enviar astronautas para Marte até 2030 e precisa saber como eles irão conviver com os efeitos fisiológicos e bioquímicos de uma viagem que irá durar cerca de 30 meses.
Durante os quase 12 meses em que ficou em órbita, Kelly coletou sua urina e seu sangue e enviou para os cientistas da Nasa. Com essas substâncias em mãos, eles conseguiram conduzir alguns experimentos Um deles está relacionado com o irmão gêmeo de Kelly, o astronauta aposentado Mark Kelly. Eles analisaram (e continuarão a estudar) como o DNA de Scott, seu sistema imunológico e seu desempenho cognitivo mudaram em relação aos de Mark, que passou todo esse tempo em terra firme.
Apesar de a missão já ter sido longa, ela ainda não acabou para Kelly. Os pesquisadores continuarão a estudar o seu corpo para ver se um ano no espaço o tornou diferente fisiologicamente e psicologicamente.
A Nasa ainda não divulgou todas as suas descobertas sobre a missão. No entanto, especialistas já sabem que um ano no espaço pode mudar o corpo do ser humano drasticamente. Veja a seguir sete transformações que acontecem no sistema biológico de uma pessoa após passar tanto tempo em órbita.
PERDA DE 12% DA DENSIDADE ÓSSEA
 
 Astronauta fazendo exercício no espaço

INSÕNIA
Cápsula onde os astronautas dormem

A PESSOA FICA MAIS ALTA NO ESPAÇO
Scott Kelly na Estação Espacial

A VISÃO PODE PIORAR
Astronauta Scott Kelly

O SANGUE NÃO FLUI BEM
Astronautas que retornaram à Terra

O ROSTO FICA INCHADO
Astronauta Scott Kelly

MAIS CHANCE DE TER CÂNCER
Astronauta da Nasa faz última caminhada espacial de 2015 no dia 21 de dezembro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário