quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Grande barreira de Corais está mais ameaçada do que se pensava

A Grande Barreira de Corais australiana, o maior arrecife formado por seres vivos no mundo, é mais ameaçada do que se pensava, devido à acidificação dos oceanos causada pelo aquecimento global - disseram pesquisadores nesta terça-feira (24).
 
A Grande Barreira de Corais vista de cima (Foto: Flávia Mantovani/G1)
 
A diminuição da quantidade de aragonite - um mineral necessário para os corais na formação do seu esqueleto - tende a acelerar com o aumento da absorção pelos oceanos de dióxido de carbono (CO2), resultante da combustão de combustíveis fósseis em seres humanos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.
O equilíbrio químico dos oceanos está perturbado, com um declínio do pH (parâmetro que define se um meio é ácido ou básico) e a concentração de aragonite, uma forma cristalina do carbonato de cálcio.
Sem aragonita, os corais não conseguem reconstruir seus esqueletos e se desintegram ao longo do tempo.
Uma equipe de cientistas da Austrália e Arábia Saudita estabeleceu um novo modelo para medir a taxa de aragonita em mais de 3.000 recifes da Grande Barreira.
Medir no local a taxa de aragonita em cada um dos recifes de 2.300 quilômetros da Grande Barreira é uma tarefa impossível na prática.
De acordo com estes cientistas, a diminuição de aragonita "deve ser provavelmente mais importante na Grande Barreira do que o previsto anteriormente" pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre a Evolução do Clima.
A acidez dos oceanos aumentou 26% com relação à era pré-industrial e os recifes de corais talvez estejam condenados a acabar, segundo o IPCC.
A ONG ambientalista WWF afirma que quase um terço dos recifes coralinos do mundo já se perderam, e que os que restam poderiam desaparecer antes da metade do século atual.
Estes ecossistemas únicos representam menos de 0,1% da superfície dos oceanos, e abrigam cerca de um quarto das espécies marinhas, inclusive peixes essenciais para o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário