sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Gigantesco scanner de laser está entre os projetos da Nasa para a Lua

Imagem liberada pela Nasa mostram o tamanho enorme que o equipamento terá (Foto: Divulgação/Nasa)

Quando a primeira missão da Nasa rumo à conquista de Marte for lançada, em 2018, será preciso garantir a segurança das pessoas que chegarão em seguida. Então, em vez de enviar uma equipe logo no início da missão, a agência espacial mandará ao espaço uma série de equipamentos necessários para a realização de treze projetos científicos, testando as condições para o envio da tripulação humana.
Um destes projetos é um gigantesco laser-scanner que orbitará a Lua, analisando o solo em busca de água. Eventualmente, a Lanterna Lunar, como está sendo chamada no meio científico, fornecerá mapas lunares bem detalhados.
Mas por que achar água justamente na Lua é necessário? “Numa missão futura, talvez precisemos viver com os recursos naturais dos planetas e satélites. O mapa que geraremos será útil para identificar possíveis lugares onde haja água, para que a estudemos”, explicou Jitendra Joshi, chefe do Sistema de Exploração Avançada da Nasa.
Os outros projetos incluem uma sonda que estudará asteroides, funcionando como um protótipo de missões futuras para identificar ameaças à Terra; uma estação portátil de meteorologia que será enviada ao espaço profundo e uma sonda que mapeará o Lado Oculto da Lua. A Nasa ainda informou que está recebendo projetos de agências espaciais de outros países, que serão analisados e talvez enviados na primeira missão.
 
Imagem da sonda que estudará asteroides também foi liberada pela agência espacial americana (Foto: Divulgação/Nasa)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário