domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ciclone mais forte já registrado no Hemisfério Sul atingiu as ilhas Fiji

Moradores de Labasa fogem das ondas na ressaca trazida pelo ciclone  (Foto: Luke Rawalai/Fiji Times via AP)
 
As ilhas Fiji foram atingidas, neste sábado (20), pelo pior ciclone já registrado no arquipélago do Pacífico. No arquipélago, que tem cerca de 900 mil habitantes, 758 centros de evacuação foram preparados para reduzir os danos.
De acordo o centro meteorológico de Fiji, o ciclone tropical Winston atingiu a principal ilha, Viti, na noite de sábado, com ventos de 220 km/h e rajadas de até 315 km/h. É o primeiro ciclone de força 5 que chega ao arquipélago. Segundo o serviço meteorológico de Fiji, o ciclone é o mais forte já registrado no Hemisfério Sul. 
Especialistas afirmam que o El Nino é a principal causa da forca do Winston. O ciclone se alimenta da temperatura elevada do oceano. Por causa do aquecimento global, o oceano vem acumulando calor. Durante o El Niño, esse calor vai para a superfície, estimulando a formação dos ciclones. Os dois últimos anos bateram seguidamente os recordes históricos de temperatura no planeta.
O ciclone vem menos de quatro meses depois do furacão Patricia, o mais intenso já registrado no hemisfério ocidental, atingir a costa mexicana do Pacifico e causou efeitos indiretos em países da America Central e no Texas.
Fiji é um dos países mais ameaçados pela elevação do nível dos mares por consequência do aquecimento global. Também foi o primeiro país a ratificar o Acordo de Paris, que estabelece metas para os países reduzirem as emissões responsáveis pelas mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário