sábado, 9 de janeiro de 2016

Uma artista transformou fotos de guerra em imagens de esperança

Grande parte dos desenhos retrata mulheres (Foto: Saba Jallas)

Ela acabou entrando inspiração em um grupo de artistas palestinos que transformavam fotos de bombardeios em Gaza em mensagens de resistência.
Foi então que Jallas decidiu usar seu smartphone para desenhar suas mensagens em fotos de explosões e prédios destruídos no Iêmen, transformando cenas de destruição em imagens de beleza e até esperança.
 
"Escolhi tentar me curar por meio do desenho", diz ela (Foto: Saba Jallas)
 
A guerra no Iêmen começou após rebeldes Houthi tomarem o controle da capital Sanaa e começarem a avançar em direção ao sul. Desde então, a coalizão liderada pela Arábia Saudita lançou ataques militares a pedido do governo do Iêmen, e, segundo estimativas, quase 6 mil pessoas foram mortas – quase a metade delas civis.
Jallas postou as fotos em sua página no Facebook na tentativa de espalhar uma mensagem positiva em meio a tantas tragédias.
"Escolhi tentar me curar por meio do desenho", diz ela.
 
Artista se inspirou em trabalhos feitos em Gaza  (Foto: Saba Jallas)
 
"Talvez desenhar não mude muita coisa, mas fico muito feliz quando as pessoas me escrevem para dizer que meus desenhos dão esperança a elas."
Artista se inspirou em trabalhos feitos em Gaza (Crédito: Saba Jallas)
A maior parte dos desenhos de Jallas é de meninas e mulheres abraçando crianças ou parecendo felizes. "Talvez porque eu veja a mulher como símbolo de compaixão", arrisca.
Outros desenhos mostram pessoas em roupas tradicionais do Iêmen em situações pacíficas, e alguns retratam consertos em escolas destruídas.
 
Trabalhos também retratam pessoas do Iêmen em situações de paz (Foto: Saba Jallas)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário