domingo, 10 de janeiro de 2016

Maior nevasca do inverno cobre Moscou com um grande manto branco

 
A maior nevasca do inverno cobriu neste domingo a capital da Rússia com um manto branco de 14 centímetros que obrigou os serviços de limpeza a redobrar seus esforços para retirar a neve acumulada.
Pela primeira vez desde o começo do inverno, as calçadas e as ruas de Moscou, incluído o centro e os arredores do Kremlin, amanheceram cobertos de uma grossa camada de imaculada neve.
No entanto, os serviços municipais agiram rápido, e ao meio-dia já tinham limpado as calçadas das principais ruas da cidade, assim como os caminhos nos parques e outros pontos de lazer.
Por esse motivo, a nevasca não causou grandes engarrafamentos no último dia das férias natalinas na Rússia, quando muitos moscovitas retornam das dachas (casa de campo), ou de suas férias em outros lugares do país ou do exterior.
 
Embora a neve caia incessantemente desde ontem, as temperaturas subiram até -13 graus, pelo que se podiam ver crianças brincando nos parques infantis e se atirando de trenó nos tanques gelados que há por toda a capital.
Os fãs de esqui de fundo, não poucos na terceira idade, aproveitaram a neve para ir de trólebus metrô aos parques da cidade e fazer algum exercício.
Segundo as previsões, a neve continuará a cair em Moscou pelos próximos dias, o que fará os varredores terem que madrugar amanhã, segunda-feira, para limpar as calçadas, primeiro dia de trabalho da semana.
Amanhã deve ser o dia mais frio desde que o começo do inverno, com temperaturas que entre -20 e -25 graus, o que contrasta com um dezembro anormalmente "quente", quando as temperaturas chegaram a -9.
Os serviços meteorológicos advertiram que na terça-feira uma nevasca atingirá a capital russa, e porá a toda prova a coordenação das equipes de limpeza e a paciência dos moscovitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário