terça-feira, 19 de janeiro de 2016

China lançará missão para explorar o lado oculto da Lua

Rover planetária enviada na missão chinesa Chang'e-3 foi a primeira a pousar na Lua em 40 anos (Foto: Divulgação/Xinhua)
 
O governo chinês anunciou que pretende enviar uma sonda ao lado oculto da Lua 2018. A área recebeu este nome porque não pode ser vista da Terra, já que os dois corpos estão em movimento sincronizado. Apesar de ter sido fotografado, o lado oculto da Lua nunca foi  observado de perto por humanos.
A notícia foi divulgada pela Xinhua, agência estatal de notícias da China. De acordo Liu Jizhong, chefe do programa de exploração lunar chinês, a nave da missão Chang’e-4 aterrissará no lado oculto da Lua e liberará sondas e uma rover planetária que fará explorações, documentando tudo o que encontrar.
Pesquisadores internacionais estão muito animados com as novidades que a Chang’e-4 pode acrescentar ao conhecimento lunar. “Não fizemos nenhuma exploração do outro lado. Então, estou certo de que a comunidade internacional está esperando ansiosamente que esta missão aconteça. Eu, pelo menos, estou”, conta Clive Neal, do Grupo de Análises de Exploração Lunar, órgão internacional filiado à Nasa.
Missões anteriores
O programa lunar da Administração Espacial Nacional da China começou em 2007, com a missão Chang'e-1, que colocou uma sonda na órbita lunar e transmitiu mais de 175 gigabytes de dados à Terra. O satélite foi desativado em 2009.
A missão seguinte, Chang'e-2, começou em 2010, com o envio de uma nova sonda lunar, que orbitou o satélite natural por nove meses. Com o fim da missão, a sonda foi enviada ao espaço profundo, com a intenção de testar a capacidade de controle do equipamento. Em 2015, a sonda já se encontrava a 100 milhões de quilômetros da Terra. De acordo com o governo chinês, há combustível suficiente para ela viajar mais 200 milhões de quilômetros.
Em 2013, a China enviou à Lua a nave não-tripulada Chang’e-3, a primeira a aterrissar no satélite em 40 anos. As explorações de sondas enviadas na nave estão fornecendo novos dados, antes desconhecidos por nações que já exploraram a Lua.
A missão mais ambiciosa do programa de exploração lunar chinês ainda está em desenvolvimento: a missão Chang’e-5, que enviará à Lua uma nave tripulada. Os astronautas chineses caminharão sobre o solo lunar, explorarão parte do satélite e voltarão à Terra.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário