quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

"Alinhamento" dos planetas já está bem visível



Alinhamento dos planetas
Um "alinhamento" entre cinco planetas do nosso Sistema Solar poderá ser visto a olho nu até 20 de fevereiro. Algumas pessoas publicaram em suas contas nas redes sociais fotos do arco formado entre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, que poderá ser observado até 20 de fevereiro, pouco antes de o Sol nascer, entre o Leste e Norte do horizonte.
De acordo com o astrônomo André Luiz da Silva, do Observatório Dietrich Schiel, da USP de São Carlos, o melhor dia para observar o movimento dos planetas será 7 de fevereiro, quando Mercúrio estará no ponto mais distante do Sol e, portanto, ficará mais aparente no céu.
 
Dicas - Este não é um alinhamento "clássico", em que as órbitas dos planetas se aproximam e eles parecem estar "chegando mais perto" no céu, quando vistos da Terra - a aproximação é sempre aparente, pois os planetas estão a milhões de quilômetros de nós. Dessa vez, os planetas vão parecer estar "enfileirados", um efeito visual causado pela perspectiva que temos do Sistema Solar.
Como o fenômeno se estende por um grande espaço no céu, Silva explica que aparelhos como os telescópios não são capazes de captar todos os planetas, muito menos fotografar toda a "grandeza" do alinhamento. A dica do astrônomo para conseguir capturar o movimento planetário é utilizar uma câmera com lente grande angular ou a chamada "olho de peixe", que garante maior campo de visão.
O fenômeno começou a ser observado do Brasil na noite desta quarta-feira (20) O primeiro planeta a aparecer no horizonte foi Júpiter, por volta das 23 horas. Em seguida, vieram Marte, às 2 horas, Saturno, que aparece às 3 horas, Vênus, por volta das 4 horas e, por último, Mercúrio que só desponta no horizonte por volta das 5h40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário