sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Nave espacial russa Soyuz retorna à Terra com três cosmonautas a bordo


A nave espacial russa Soyuz TMA-17M retornou nesta sexta-feira à Terra com três astronautas a bordo, o russo Oleg Kononenko, o americano Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui, que permaneceram meio ano na Estação Espacial Internacional (ISS).
A Soyuz aterrissou no Cazaquistão três horas e meia após se separar da plataforma orbital, segundo informou o Centro de Controle de Voos russo.


O russo Kononenko aproveitou o breve voo de retorno para comprovar o funcionamento de um tablet a fim de incluí-lo em um futuro no painel de controle do aparelho.
Em prevenção de possíveis imprevistos, um amplo dispositivo de salvamento em Terra com 200 militares, 14 helicópteros, 15 veículos e quatro aviões esperava os astronautas em Terra.
A bordo da ISS permanecerão até o próximo revezamento, dentro de três meses, o americano Scott Kelly, e os russos Sergei Volkov e Mikhail Kornienko.
Em apenas quatro dias, na próxima terça-feira, decolará a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) a 127ª missão da nave pilotada Soyuz, que levará à plataforma o russo Yuri Malanchenko, o americano Timothy Kopra e o britânico Timothy Peake.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário