sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Europa enviará missão para investigar universo escuro

Imagem do universo feita com o telescópio Hubble
 
A nave que será usada na nova missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para estudar o universo escuro, Euclid, está pronta para ser construída e deve ser lançada ao espaço em 2020.
"Temos certeza do êxito científico da missão, que nos revelará a estrutura do universo e nos ajudará a entender a enigmática energia escura", disse Francisco Castander, pesquisador do Instituto de Ciências do Espaço de Barcelona (IEEC-CSIC), que participa do projeto, além de ser membro da equipe da ESA e coordena a missão na Espanha.
"É um grande passo para a missão. Avaliamos todos os elementos e temos a certeza que a missão é factível e poderemos fazer ciência", afirmou o chefe do projeto Euclid, Guiseppe Raca.
A missão Euclid tem como objetivo investigar a matéria e a energia escura.
Em 2011, foi selecionada como uma das missões de classe média da ESA.
Desde então, os cientistas estudaram o projeto da missão até os últimos detalhes e, após a aprovação deles, agora iniciarão a construção da nave para o lançamento, que deve ocorrer em 2020.
A nave, com um telescópio de 1,2 metros de diâmetro, orbitará ao redor do ponto L2 de Lagrange, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, e obterá dados durante seis anos para revelar os segredos mais obscuros do universo.
Atualmente, os astrofísicos só sabem que menos de 5% da matéria tem forma visível.
O restante, a matéria escura, não pode ser vista, mas sua existência pode ser inferida a partir dos seus efeitos gravitatórios.
A Euclid cartografará as formas, posições e movimentos de 2 mil milhões de galáxias ao longo de mais de um terço da abóbada celeste.
A análise de dados permitirá que os astrônomos conheçam com mais detalhes as características e o comportamento da matéria escura.
 da matéria escura.
A missão Euclid é formada por mais de mil cientistas de 100 instituições de 13 países europeus.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário