sábado, 5 de dezembro de 2015

COP21 aprova pré-acordo para combate às mudanças climáticas

O presidente francês, François Hollande, no primeiro dia da COP21
O presidente francês, François Hollande, no primeiro dia da COP21
 
O plenário da Conferência do Clima de Paris (COP21) aprovou na manhã deste sábado (5) a minuta do acordo para combater as mudanças climáticas, a ser aprovada pelos ministros dos cerca de 200 países participantes. A expectativa é de que o acordo seja assinado no dia 11 de dezembro, o último dia do evento. 
A aprovação ocorrerá quatro anos após a Conferência do Clima de Durban (2011), a COP17, quando tiveram início as negociações em prol de um pacto global efetivo contra as alterações climáticas. Busca-se substituir o Protocolo de Kyoto (1997). 
O projeto de acordo, que tem 48 páginas e ainda apresenta vários itens em aberto, é, para Laurence Tubiana, embaixador francês no plenário, "um sinal de otimismo para a próxima semana". 
No entanto, ele acredita que ainda resta muito a ser feito: "O trabalho não está terminado, as principais questões políticas continuam por ser decididas. Vamos precisar de toda a nossa energia, inteligência, capacidade de compromisso, capacidade de ver ao longe, para chegar a um resultado", acrescentou.
Jornal do Brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário