sábado, 5 de dezembro de 2015

Celebridades se unem à luta contra a mudança climática em Paris

 
 
Um desfile formado por estrelas de cinema, um vencedor do Prêmio Nobel, prefeitos de metrópoles, cientistas e conhecidos empresários esteve neste sábado na 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Paris para enviar uma mensagem clara: é preciso atuar já contra o aquecimento global.
"Os tempos de sonhar abriram passagem para os tempos nos quais é preciso fazer", afirmou o ator e diretor americano Sean Penn em discurso no evento organizado na Conferência Climática de Paris por ocasião do chamado "Dia da Ação".

Além dele, várias outras personalidades com experiência em combater a mudança climática em campos variados como as finanças, a inclusão social e a construção civil fizeram pronunciamentos.
Não temos que seguir tendo medo de firmar compromissos. Gostaria de pedir que nos unamos para assumi-los pensando no futuro de nossos filhos", destacou Penn, fundador de uma ONG focada no Haiti.
A presença quase secreta de Leonardo DiCaprio criou uma grande expectativa. Enquanto rumores circulavam de pavilhão em pavilhão sobre a presença do ator, ele passou secretamente entre o público para chegar à área VIP da COP21.
 
DiCaprio, que atingiu o estrelato em "Titanic" e confirmou seu prestígio em filmes como "O Lobo de Wall Street" e o "O Aviador", dirige uma fundação que leva seu nome e aproveitou a passagem pela cúpula para mudar de papel e dirigir um documentário.
Ele também fez um pedido aos mais de mil responsáveis municipais que se reuniram ontem na Prefeitura de Paris, para que se comprometam em avançar rumo à cidades 100% abastecidas com energias renováveis. "Não esperem um dia mais", disse o ator em mensagem publicada na rede social Instagram, que acompanhou uma foto da Torre Eiffel iluminada com uma projeção que recriava uma floresta virtual.
Outro que chegou hoje a Paris foi Arnold Schwarzenegger, que, além de defender o uso de energias renováveis, visitou a casa de shows Bataclan, um dos palcos dos ataques terroristas que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos no último dia 13 de novembro.
"O futuro do qual você vem tem 100% de energia renovável, não?" perguntou a ONG Greenpeace a Schwarzenegger pelo Twitter, brincando com o papel do ator no filme "Exterminador do Futuro".
"Califórnia? Isso é o futuro. Já temos 40% de energias renováveis, mas chegaremos aos 100%", respondeu Schwarzenegger, que foi governador do estado americano como membro do Partido Republicano, tradicionalmente cético sobre o aquecimento global.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, Al Gore, uma das principais vozes de alerta sobre os efeitos do aquecimento global também se uniu às celebridades em Paris.
"Estamos vendo o crescimento de uma forte determinação que diz: 'sim, estamos dispostos a fazer a mudança", disse Al Gore em seu discurso no "Dia da Ação", ligando o momento atual com outros fatos que mudaram o curso da história da humanidade.
"Com a escravidão, o direito de votar das mulheres, o apartheid...vimos ao final de cada caso que trata de decidir entre o que é correto e o que é incorreto", acrescentou.
Outros nomes conhecidos que participaram da COP21, que espera obter um acordo global para a redução das emissões de poluentes até o próximo dia 11, são o empresário Bill Gates e os atores Robert Redford e Mark Ruffalo.
Também estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.
O encerramento do "Dia da Ação" ficou sob a responsabilidade do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente da França, François Hollande, que alertou sobre o perigo que a falta de um acordo pode representar para o planeta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário