quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lixo espacial vai se desintegrar sexta-feira sobre águas do Sri Lanka

(Nasa) Imagem da Terra, no dia 20 de julho de 2015
 
Um lixo espacial proveniente de um foguete lunar vai entrar na atmosfera nesta sexta-feira e irá se desintegrar sobre as águas territoriais do Sri Lanka, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), que espera estudar o fenômeno.
"Este evento apresenta um risco extremamente baixo para as pessoas, mas poderia ajudar os cientistas a entender melhor como objetos - naturais ou antrópicas - reagem com a atmosfera da Terra", explicou a ESA.
O lixo espacial, batizado WT1190F, deve entrar na atmosfera da Terra e se desintegrar por volta das 4h18 (de Brasília) no Sri Lanka, contou à AFP Jérémie Vaubaillon, astrônomo do Observatório de Paris.
Iniciando sua entrada a cerca de 100 km da Terra, o objeto, que mede "no máximo alguns metros de diâmetro", vai ficar muito quente ao entrar em contato com moléculas da atmosfera e depois se desintegrar, segundo a ESA.
Grande parte do WT1190F vai queimar. O resto deve cair no oceano a cerca de 65 km da costa sul do Sri Lanka. "A sua massa não é suficiente para constituir um risco para a área, mas o show pode ser espetacular, porque por alguns segundos o objeto vai se tornar muito brilhante no céu", diz a ESA.
"Inicialmente, não há perigo para as populações em terra firme já que os destroços residuais cairão na água", declarou Jérémie Vaubaillon.
Descoberto em 2013, o WT1190F foi inicialmente confundido com um asteroide antes que os astrônomos percebessem recentemente que era lixo espacial.
Com a proliferação de dispositivos enviados ao espaço, a queda de lixo espacial se tornou muito comum.
Mas o WT1190F é especial. "Ele chega de muito longe e sua órbita é 'caótica'. Nós acreditamos que trata-se de um terceiro estágio de foguete espacial lunar, mas não sabemos de qual país", afirmou Vaubaillon.
"Sua órbita é matematicamente impossível de prever", afirmou. Por isso, a "surpresa" dos astrônomos.
O Observatório de Paris está enviando duas pessoas para o Sri Lanka para fazer imagens de sua entrada na atmosfera.
Por seu lado, os especialistas da ESA irá acompanhar o evento de um avião, o que irá garantir a sua visibilidade independentemente do clima, de acordo com Vaubaillon.
Um barco da Marinha do Sri Lanka será despachado para tentar recuperar os destroços, acrescenta.
A ESA espera que a observação do evento permitirá "melhorar os modelos e ferramentas que predizem retornos na atmosfera" de detritos espaciais ou asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário