terça-feira, 20 de outubro de 2015

Por que o mar está sendo tingido de rosa em praias na Califórnia

Os especialistas esperam que um dia seja possível consultar na internet a previsão de qualidade de água em uma praia como se consulta a previsão do tempo atualmente

As praias da Califórnia são conhecidas no mundo todo, atraindo milhões de turistas e surfistas. Praias como Malibu, Santa Monica ou Venice (as mais famosas) ficam na região metropolitana de Los Angeles, a segunda mais povoada dos Estados Unidos.
Quando chove, as autoridades proíbem banhistas de entrar na água por vários dias por causa da grande quantidade de agentes contaminantes de todos os tipos que acabam no mar e ameaçam a saúde da população.
Para conhecer os efeitos desta contaminação e saber quando é seguro voltar para a água, um grupo de cientistas, liderado pelo Instituto de Oceanografia Scripps de San Diego, lançou ao mar do sul da Califórnia e de Tijuana grandes quantidades de um corante fluorescente rosa e não poluente para analisar como a substância se comporta.
Eles vão analisar a partir da terra, do próprio mar e do ar o comportamento da substância como se ela fosse uma contaminação real, registrando para onde ela se move e o tempo que leva para se diluir na água.
Com a informação, poderão criar em computadores modelos que ajudem as autoridades de cidades litorâneas a tomar decisões em momentos de contaminação, em quais praias o banho de mar deve ser proibido e quais ecossistemas estão em perigo.
"No sul da Califórnia, como em muitos outros lugares do mundo, temos um problema com a qualidade das águas costeiras", disse à BBC Mundo Falk Feddersen, especialista do Instituto Scripps e líder do estudo.
"Quando chove, e até quando não chove, há ocasiões em que as praias se contaminam com substâncias tóxicas e é preciso fechá-las ao público. Estas substâncias se movem em direções diferentes e se dissolvem na água. Com este estudo o que queremos saber é como esta contaminação evolui."

Nenhum comentário:

Postar um comentário