sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O material mais leve do mundo, formado por 99, 99% de ar

Material leve da Boeing

A Boeing publicou um vídeo em que mostra um material criado pela empresa, o microlattice. Feito a partir do metal, ele é 100 vezes mais leve do que o isopor e 99,99% de sua composição é ar.
“É uma estrutura 3D de polímero de células abertas, podendo ser comparado à estrutura de um osso”, explica Sophia Yang, cientista do laboratório HRL (uma joint venture da Boeing), no vídeo (que está disponível no final deste texto).
Segundo a cientista, a estrutura do osso humano parece rígida, mas sua parte interna é porosa e composta por células abertas. “Desse modo, elas não são esmagadas facilmente e, ainda, são leves”, completou.
O metal foi criado, principalmente, para o uso em componentes estruturais de aeronaves. Os engenheiros do Boeing pretendem aplicar o material em locais como as paredes internas de aeronaves, assim como os bagageiros.
Além disso, “no futuro, o material poderá ajudar a Boeing a reduzir muito o peso [de aeronaves] de modo a tornar o consumo de combustível mais eficiente”, disse Yang.
A primeira vez que o microlattice ficou conhecido foi em novembro de 2011. Nessa época, ele foi nomeado como uma das 10 melhores inovações de 2012 pela revista especializada Popular Mechanics.
O vídeo abaixo (em inglês com legendas em português) explica do que é feito o material e como pode ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário