segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Esforços contra aquecimento global devem ser acelerados, diz ONU

 
 
A responsável pelo clima da ONU, Christiana Figueres, pediu nesta segunda-feira (21) que sejam acelerados os esforços para frear o aquecimento global que, segundo ela, caminha perigosamente para um aumento de três graus.
 O alerta foi feito durante a contagem regressiva para a conferência internacional sobre aquecimento global (COP21) que será realizada em dezembro em Paris e tem o objetivo de fechar um acordo histórico entre 195 países para limitar as emissões de gases de efeito estufa.
 Figueres, secretária executiva das Nações Unidas para a Convenção Quadro sobre Mudança do Clima, admitiu que houve uma "melhora", já que pelo menos 64 países já formularam seus planos de ação - entre eles México e Colômbia.

O Brasil ainda não divulgou suas propostas, mas deve fazê-lo na próxima semana em Nova York.

Estes planos de ação "agora nos encaminham a uma trajetória diferente da que tínhamos há alguns pouco anos, quando tínhamos uma tendência (a um aumento) de quatro a cinco graus", apontou Figueres. "Agora estamos no patamar de três graus".
A diretora falou durante a entrega dos prêmios concedidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que recompensou 21 iniciativas dos povos nativos ao redor do mundo sobre a luta contra o aquecimento global ou a proteção do meio ambiente.
 Durante a cerimônia, o ator e ativista Alec Baldwin afirmou que os esforços destas comunidades mostram muitas formas diferentes de ajudar a alcançar o objetivo mundial de conter as mudanças climáticas. "Reconhecemos que (alcançar um acordo em Paris) não é uma missão impossível, embora seja uma missão crítica", afirmou.
 A lista dos vencedores - que receberão cada um 10.000 dólares e uma viagem para assistir à conferência em Paris - inclui um grupo de índios caiapós, do sul do Pará, que usou câmeras de vídeo para documentar o desmatamento ilegal de 2,5 milhões de hectares.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário