quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Nave de reabastecimento acopla com a ISS

(19 ago) Foguete que transportou a nave de reabastecimento Kounotori 5

A nave de reabastecimento HTV5 (ou Kounotori 5) acoplou sem problemas na madrugada desta terça-feira (hora de Tóquio) com a Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a agência espacial japonesa, Jaxa.
"A operação de acoplamento terminou às 02h28", hora local (14h28 de Brasília de segunda-feira), explicou o organismo público.
O encarregado de realizar esta delicada tarefa foi o astronauta japonês Kimiya Yui. A manipulação consistiu em agarrar o HTV5 com a ajuda de um braço robotizado para fixá-lo à ISS e efetuar todas as conexões necessárias para poder descarregá-lo.
Outro japonês, Koichi Wakata, supervisionou as operações a partir do centro de controle de missão da agência espacial americana, a Nasa. É a primeira vez em que uma equipe japonesa dirige todo o acoplamento de uma nave.
"Fico orgulhoso de poder entregar assim o abastecimento indispensável para a ISS graças às possibilidades da robótica japonesa, à nossa tecnologia e aos nossos astronautas", celebrou o presidente da Jaxa, Naoki Okumura, em um comunicado.
O Kounotori 5 foi lançado ao espaço no dia 19 de agosto por um foguete japonês H-2B que havia decolado da base de Tanegashima (sul).
Está carregado com 5,5 toneladas de material e suprimentos para os residentes da ISS, incluindo uma equipe de tratamento de água da Nasa e um dispositivo de experimentação para estudar os efeitos do envelhecimento nos ratos.
A missão japonesa Kounotori 5 (que permanecerá ancorada à ISS por 45 dias) é a quinta deste tipo para o modelo de lançador H-2B desde 2009.
A decolagem da quarta-feira foi realizada pela Jaxa e pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI), que também se encarregou da montagem do foguete H-2B, o segundo maior do Japão após o H-2A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário