quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Estranha formação em Marte levanta debate entre astronautas

Uma foto divulgada pela Nasa da superfície de Marte levantou intenso debate nas redes sociais durante o fim de semana. Ela mostra uma formação rochosa, mas em um dos cantos ela aparenta ter uma caverna, e com uma espécie de animal na entrada. Veja o detalhe:
 
 
Para os internautas, trata-se de uma imensa “aranha marciana”, uma espécie de caranguejo ou um “monstro espaguete”, mas o astrônomo Seth Shostak, diretor do SETI Research, encerrou as especulações: é uma formação natural bastante comum em Marte.
“Aqueles que me mandam essas imagens estão sempre empolgados, dizendo terem encontrado algo que não seria esperado na superfície oxidada e poeirenta do planeta vermelho”, disse o astrônomo, em e-mail para o Huffington Post, destacando ver formações semelhantes ao menos uma vez por semana. “Normalmente é uma espécie animal, mas, de vez em quando, eles apontam objetos ainda mais estranhos, como peças de automóveis. Talvez eles pensem que existam carros em Marte”.
Segundo Shostak, esses debates acontecem por causa do fenômeno de pareidolia, uma habilidade do cérebro de buscar significados para objetos aleatórios. Como enxergar animais em nuvens.
“Reconhecer um caranguejo em uma paisagem com rochas moldadas pela erosão não é mais surpreendente, nem mais significante, que ver um rosto piscando em um ponto e vírgula seguido por um parêntese :)”, disse o pesquisador.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário