sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Empresa nos EUA propões avião comercial de pouso vertical

O TriFan 600 poderá voar a velocidade máxima de 630 km/h e terá alcance de quase 2.000 km (XTI Aircraft)
 
A capacidade de uma aeronave poder decolar e pousar na vertical (VTOL) dá a ela uma incrível versatilidade de operação, podendo realizar seus embarques e desembarques em espaços pequenos. Helicópteros já realizam essa tarefa e também existem aviões militares especiais que também podem fazê-lo, como os famosos V-22 Osprey e o caça Harrier.
Nesta semana a empresa XTI Aircraft apresentou o projeto “TriFan 600”, uma aeronave exclusivamente comercial que pode pousar e decolar como um helicóptero e que poderá revolucionar a aviação executiva. “A visão da XTI é desenvolver uma aeronave executiva que possa viajar de porta-a-porta”, afirmou Jeff Pino, ex-presidente da Sikorsky, a maior fabricante de helicópteros do mundo, e atualmente vice-presidente da XTI.
Conforme dados do projeto, o Trifan 600 tem um desempenho muito próximo ao de um jato executivo. Pode atingir a velocidade máxima de 630 km/h a uma altitude de 10 mil metros e tem alcance de até 1.930 km – o suficiente para ir de São Paulo a Salvador sem escalas. Já a cabine de passageiros poderá ser configurada para receber de quatro a seus ocupantes.
A aeronave é equipada com dois motores turboshaft que geram 2.800 hp ligados a três hélices montadas em dutos móveis. Após decolar na vertical, as duas hélices montadas nas asas inclinam para permitir o voo horizontal, enquanto a terceira é desligada e seu duto é selada para melhorar o fluxo aerodinâmico na fuselagem.
O Trifan 600 ainda terá componentes de alta tecnologia, como a fuselagem construída em fibra de carbono e controles de voo fly-by-wire, o que aumenta o nivel de automação da aeronave facilitando sua condução para os pilotos.
 
O TriFan 600 poderá transportar até seis passageiros (XTI Aircraft)
 
Crowdfunding
A XTI Aircraft ainda é uma empresa start-up, por isso lançou uma campanha de financiamento colaborativo (crowdfunding) para desenvolver e construir o TriFan 600. Segundo a fabricante, é necessário um capital de US$ 15 milhões para lançar o programa da aeronave
 

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