sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Egito inaugura faraônica ampliação do Canal de Suez


O novo canal de Suez foi inaugurado nesta quinta-feira pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, permitindo oficialmente o trânsito de embarcações. Chega ao final, assim, o grande projeto faraônico proposto pelo líder, cumprindo o objetivo de terminar em um ano um projeto cuja conclusão estava prevista inicialmente para 2017.
A obra, que consiste na criação de um novo canal navegável paralelo de 35 quilômetros e na ampliação de 37 quilômetros do antigo custou cerca de 7,9 bilhões de euros (cerca de 31 bilhões de reais) para o Estado. Um investimento que vai permitir a passagem de navios de maior tonelagem, reduzirá o tempo de trânsito de navios de 18 para 11 horas e permitirá a navegação em ambos os sentidos. Também prevê que até 2023 o número de navios que transitam pelo Canal seja duplicado e que as receitas, que hoje totalizam 4 bilhões de euros (16 bilhões de reais), superem aproximadamente 12 bilhões de euros no período.
Por tudo isso, a ampliação do projeto considerado como "o presente do Egito para o mundo", foi preparada uma cerimônia à altura do projeto, decretando feriado no dia 6 de agosto, cunhando uma moeda comemorativa que já está em circulação e decorando edifícios públicos com grandes bandeiras egípcias.
Um ato em grande estilo foi realizado em Ismailiya, onde fica sediada a Autoridade do Canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário