quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tempo para acordo climático está acabando, dizem nações

Aquecimento global: gelo derretendo
 
Várias nações expressaram nesta quinta-feira preocupação crescente com o tempo reduzido para resolver divergências sobre o aquecimento global, depois que conversas na Organização das Nações Unidas (ONU) terminaram com pouco progresso rumo a um acordo internacional para combater a mudança climática que deve ser firmado em dezembro.
Os delegados de quase 200 países eliminaram algumas das 89 páginas do rascunho resultante do encontro preparatório de 1 a 11 de junho em Bonn, mas não chegaram a atacar grandes questões subjacentes, como estabelecer ou não uma meta global para a redução gradual dos gases de efeito estufa neste século.
Vários governos pediram um ritmo mais acelerado, enfatizando só haver mais duas sessões preparatórias antes da cúpula de Paris no fim do ano, durante a qual o objetivo é obter um acordo global.
"Não vimos tanto progresso quanto gostaríamos", disse Elina Bardram, líder da delegação da Comissão Europeia.
"Não se trata de algo em que podemos ficar fuçando indefinidamente." Falando sob anonimato, uma autoridade de alto escalão dos Estados Unidos classificou o encontro como produtivo, mas disse: "Gostaríamos que o ritmo fosse mais veloz." "Estas negociações são de grande relevância para os países. Os detalhes importam muito."
A ONU declarou que as conversas estão no caminho certo.
"Este é um processo do tipo passo a passo", declarou a secretária-executiva do Secretariado de Mudança Climática da ONU, Christiana Figueres, em entrevista coletiva, dizendo que houve avanço na simplificação do texto e no esclarecimento das opções de ação.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário