quinta-feira, 4 de junho de 2015

Temperatura global subiu, diz estudo que descarta 'hiato' no aquecimento

Aquecimento global é tema na Cúpula do Clima 2014 - GNews (Foto: Reprodução/GloboNews)

Uma desaceleração evidente no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ser uma ilusão baseada em dados enviesados, de acordo com um estudo nesta quinta-feira (4), que não encontrou nenhuma ruptura em uma tendência de aumento das temperaturas.
Em 2013, o painel de especialistas climáticos da Organização das Nações Unidas (ONU) relatou um "hiato" no aquecimento desde cerca de 1998, apesar do aumento das emissões artificiais de gases de efeito estufa.
O novo estudo norte-americano publicado na revista Science, baseado em uma reanálise de dados de temperatura em todo o mundo, não encontrou nenhuma pausa no aquecimento, apontado pela maioria dos especialistas em clima como culpado pela produção de ondas de calor, chuvas torrenciais e níveis do mar mais elevados.
"Não há percepção... de diminuição na taxa de aquecimento entre a segunda metade do século 20 e os primeiros 15 anos do século 21", escreveram os especialistas liderados pela Administração Nacional Ocêanica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
A taxa de aumento de temperatura de 2000-14 foi 0,116 grau celsius de uma década, quase idêntica ao 0,113 grau uma década para 1950-99, eles escreveram.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário