sexta-feira, 19 de junho de 2015

Robô Philae voltou a transmitir, nesta sexta-feira, dados para a Terra

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko teve imagem registrada pela sonda Rosetta em 13 de junho de 2015. A imagem foi feita a uma distância de 203 km e foi tratada para realçar os detalhes do cometa, mostrando o brilho global em torno de seu núcleo
 
O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko teve imagem registrada pela sonda Rosetta em 13 de junho de 2015. A imagem foi feita a uma distância de 203 km e foi tratada para realçar os detalhes do cometa, mostrando o brilho global em torno de seu núcleo
O robô Philae, que foi transportado ao espaço pela sonda Rosetta, voltou a transmitir nesta sexta-feira (19) dados de posição a partir do cometa em que estava hibernando, informaram fontes do Centro Alemão Aeroespacial (DLR, na sigla em alemão), com sede em Colônia.
 O módulo enviou dados de posição das 13h20 até às 13h39 GMT (10h20 às 10h39 em Brasília), pela terceira vez desde que deu de novo mostras de atividade, alguns dias atrás, segundo explicou em comunicado o subdiretor das operações do DLR, Michael Maibaum.
 A temperatura de funcionamento está agora em zero grau Celsius, por isso que aparentemente as baterias do robô estariam dispostas a armazenar energia, acrescenta essa fonte.
O robô deu as primeiras mostras de ter se reativado nos dias 13 e 14 de junho, sete meses após ter pousado no cometa e de ter deixado de transmitir dados para a Terra.
 Nos 19 minutos que durou o envio de dados desta sexta-feira Philae foi capaz de transmitir dados armazenados durante toda a semana, por isso que a equipe de engenheiros do DLR parte do princípio de que o robô aumentou sua capacidade de captar energia.
 As conexões sofreram várias interrupções, mas apesar de tudo nessa central alemã se qualificou de "estável" o contato e se confirmou que o Philae "está bem".
 Após sete meses hibernando, o robô captou e enviou de novo dados nestas três ocasiões citadas, por isso que supostamente superou com sucesso esse período de inatividade.
 Maibaum advertiu, no entanto, que é preciso esperar ainda antes que ele esteja possibilitado de enviar dados cientificamente relevantes, além da posição de onde esteve transmitindo nestes dias.
O DLR realiza o acompanhamento do Philae, módulo que ficou estacionado no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko após ser transportado pela sonda Rosetta.
 O robô entrou em estado de hibernação em 15 de novembro de 2014, já que após 57 horas de atividade suas baterias ficaram sem energia.
 A Rosetta, que orbita em torno ao cometa, chegou até essa posição após viajar durante dez anos para mais de 510 milhões de quilômetros da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário