segunda-feira, 11 de maio de 2015

Egito aprova planos para reerguer Farol de Alexandria


Autoridades egípcias aprovaram os planos para reconstruir uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Farol de Alexandria.

A edificação foi concluída por volta de 280 a.C. e tinha entre 110 metros e 130 metros de altura.

O plano é reconstruí-la a poucos metros de onde ficava originalmente, na cidade litorânea de Alexandria. Atualmente, o local é ocupado pela Citadela de Quaitbay, informou o jornal egípcio 'The Cairo Post'.

O comitê permanente do Egito para antiguidades aprovou a proposta que, agora, depende apenas da aprovação do governo regional de Alexandria para sair do papel, afirmou Mostafa Amim, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, ao site de notícias 'Youm7'.
O Farol de Alexandria era uma das mais famosas construções do mundo antigo.

"A construção original compreendia três andares: uma base quadrada com um núcleo central, uma seção mediana octogonal e um topo circular", afirmou o professor de arqueologia Fathy Khourshid ao Cairo Post.

O farol guiava navios usando um espelho durante o dia e uma chama durante a noite.

A construção sofreu graves danos durante uma série de terremotos e acredita-se que tenha sido destruída por um tremor no início do século 14.

Resquícios da estrutura foram usados para construir a Citadela de Qaitbay. Outros restos foram descobertos no porto de Alexandria, em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário