sábado, 30 de maio de 2015

A misteriosa história da Gruta de Conchas de Margate

  (Foto: Reprodução - kuriositas)
 
Lá pelos idos de 1835, um trabalhador estava carpindo um campo em Margate, cidade inglesa à beira mar. Após fincar a enxada no chão, ele simplesmente desapareceu: abriu um buraco fundo e caiu em uma estrutura escura.James Newlove, diretor de uma escola próxima, ofereceu seu próprio filho, Joshua, para descer pelo buraco, com uma vela, e investigar a descoberta.
Quando voltou à superfície, Joshua contou que havia encontrado um templo 'mágico', adornado com conchas. Claro, as pessoas não acreditaram nele de imediato. Mas após o buraco ter sido alargado o suficiente para que adultos entrassem por ele, viram que o menino estava certo. Lá havia uma espécie de templo, enfeitado com 4,6 milhões  de conchas.
Em 1837, a gruta foi aberta para a visitação do público - mas ainda não sabemos muita coisa sobre suas origens.
 
  (Foto: Reprodução - kuriositas)
 
A primeira hipótese é que algum ricaço local teria construído a gruta por volta de 1700 - estruturas do tipo não são raras na Europa. Alguém rico poderia ter feito um 'mochilão', conhecido capelas decoradas com conchas e adaptado a criação. Porém a gruta não ficava dentro de um terreno com proprietário fixo e, se tivesse sido construída em 1700, em 1835 as pessoas lembrariam da sua construção através de boatos locais. Histórias seriam contadas. Não era o caso.
Também foi suposto que poderia ser o esconderijo de contrabandistas - mas não há uma rota de fuga da gruta e, honestamente, que criminoso passaria seu tempo decorando um depósito?

  (Foto: Reprodução - kuriositas)

Uma das hipóteses mais recentes pode agradar os fãs de Dan Brown - cavaleiros templários poderiam ter construído o local lá por 1100. Os ângulos e a forma com que o sol é projetado pelo domo indicariam a influência. Mas, ainda assim, não há provas conclusivas.
Por que não fazer uma datação de carbono? Muitas conchas precisariam ser removidas, para garantir que são analisadas aquelas da construção original e não aquelas que foram colocadas após inúmeras restaurações.
 
  (Foto: Reprodução - kuriositas)
 
Abaixo como um dos mosaicos da gruta seria, antes de ser vítima da ação do tempo: 
 
  (Foto: Reprodução - kuriositas)
 
  (Foto: Reprodução - kuriositas)
 
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário