sexta-feira, 22 de maio de 2015

7 incríveis e pouco conhecidas obras arquitetônicas

Palácio do Parlamento, Romênia

Palácio do Parlamento, Romênia

O Palácio do Parlamento romeno, localizado em Bucareste é o maior, mais pesado e mais caro prédio de administração do mundo, custou 3.3 bilhões de euros, segundo a BBC. Foi construído em 1984, no estilo neoclássico, e possui 330.000 metros quadrados, 12 andares regulares e mais 8 no subsolo e 3.100 cômodos. O edifício é tão extenso que se torna difícil representá-lo em uma só foto.
Grande Mesquita de Djenne, Mali
Grande Mesquita de Djenne, Mali
Construída em 1907, é a maior estrutura de adobe - um dos materiais de construção mais antigo do mundo, muito usado no Antigo Egito e Mesopotâmia. Foi tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Os espessos muros da mesquita são decorados com pedações de madeira de palma, que servem como apoio para os trabalhadores durante o reparo anual, realizado durante a estação seca. Todos os anos, as chuvas que atingem a região de julho a outubro danificam a construção, obrigando sua manutenção regular, que foi acabou se transformando em uma tradicional festividade local.
Forte de Derawar, Paquistão
Forte de Derawar, Paquistão
Uma fortaleza monumental ergue-se no deserto em uma impressionante formação. Combinadas, as paredes do forte somam 1.500 metros de circunferência e tem 30 metros de altura. Para visitar o local é preciso contratar um guia com veículo a 4 rodas para fazer a viagem da cidade de Bahawalpur até o forte, no deserto de Cholistão. Também é necessária uma permissão do amir, ou líder local, para conhecer a parte interior da construção.
Chand Baori, Índia
Chand Baori, Índia
Chand Baori é uma espetacular construção geométrica, com 13 níveis de escadas, profundidade de aproximadamente 13 metros, e uma piscina de água verde esmeralda no fundo do poço. Edificado pelo rei Chanda da dinastia Nikumbha entre 800 e 900 a.C., foi projetado para ser tão prático como é bonito. Devido à estrutura do poço, o fundo permanece mais frio do que a superfície durante o crítico verão no árido estado de Rajasthan.
Stari Most, Bósnia-Herzegovina
 Stari Most, Bósnia-Herzegovina
A Ponte Velha de Mostar ou Satri Most, como é conhecida pelos locais, foi construída com 456 blocos de pedra em 1566 pelo arquiteto turco-otomano Mimar Hajrudin. Com 30 metros de comprimento e 24 de altura é um dos monumentos mais conhecidos do país e um dos melhores exemplos da arquitetura islâmica nos Balcãs, aponta a BBC. Durante a Guerra da Bósnia, na década de 90, foi destruída e teve de ser reconstruída. Após mais de 10 anos, a ponte foi reaberta em julho de 2004. Apesar de ter sofrido algumas alterações, uma tradição de longa data permaneceu: moradores ainda mergulham da ponte nas águas geladas do rio Neretva para mostrar sua bravura e habilidade.
Muralha de Kumbhalgarh, Índia
 Muralha de Kumbhalgarh, Índia
Também conhecida como A Grande Muralha da Índia, é a segunda maior muralha do mundo, perdendo somente para a da China. Rana Kumbha, um governante local, encomendou a parede em 1443 para proteger o seu forte. No século XIX foi ampliada e agora protege mais de 360 templos localizados dentro de seus muros, que se estendem por 36 quilômetros.
Mesquita Sheikh Lotfollah, Irã
 Mesquita Sheikh Lotfollah, Irã
Localizada na cidade de Isfahan, a mesquita foi construída entre 1603 e 1619. Nomeada em homenagem ao pai do governante da época, um reverenciado libanês estudioso do Islã, foi construída não para uso público, mas para servir como local de culto às mulheres do harém do Xá. Por isso, a sala de oração é alcançada através de um longo e tortuoso corredor subterrâneo, e a decoração na mesquita é extraordinariamente requintada. Na cúpula, delicados azulejos mudam de cor ao longo do dia, do creme para o rosa. Dentro do santuário, as paredes são decoradas com complexos mosaicos e os eixos de luz, filtrados pelas poucas janelas, produzem uma constante mudança na iluminação da mesquita.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário