quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nave russa que ia para a Estação Espacial está fora de controle e vai cair sobre a Terra

A cápsula russa Progress M-27M parte da base de Baikonur nesta terça-feira: nave está fora de controle Foto: AFP / AFP

Uma nave de carga russa não tripulada está fora de controle na órbita da Terra e vai cair de volta ao planeta. Lançada na manhã desta terça-feira com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), a cápsula M-27M, carregada com mais de 2,7 toneladas de suprimentos, deveria dar quatro voltas na Terra em seis horas até se acoplar à ISS, mas começou a girar no espaço por uma série de problemas ainda não esclarecidos.
Roscosmos, agência espacial da Rússia, ainda mudou o plano de voo para uma viagem de dois dias na tentativa de recuperar a nave, mas nesta quarta-feira seu chefe, Igor Komarov, admitiu que a acoplagem com a estação não será possível. Com isso, a cápsula eventualmente vai reentrar na atmosfera terrestre, e a expectativa é que ela seja completamente queimada, sem nenhum pedaço atingindo o solo. O prejuízo foi calculado em 2,59 bilhões de rublos (cerca de US$ 50 milhões) só no valor da carga.
A falha levou a Roscosmos a adiar para o terceiro e quarto trimestres deste ano dois outros lançamentos de cargas para a ISS com a Progress previstos para 2015. A maior preocupação dos especialistas é que atualmente estas naves russas são as únicas com a capacidade de erguer a órbita da ISS, uma operação que deve ser realizada com certa frequência para evitar que ela também reentre na atmosfera terrestre.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário