sexta-feira, 13 de março de 2015

Rosetta: pode haver gelo no 'pescoço' do cometa

Diferença de coloração entre a região do 'pescoço' (mais azulada) e o resto do cometa. Netsa imagem, as cores foram reforçadas para ressaltar a diferença

Novas fotos do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko feitas pela sonda Rosetta mostram a presença de gelo em seu "pescoço". Lembrando um pato de borracha, o cometa parece formado por dois corpos interligados por uma região menor, conhecida como região Hapi, informalmente chamada de "pescoço". A revelação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Max Planck, organização alemã que participa da missão.
Três imagens capturadas pela câmera Osiris, a bordo da sonda, permitiram a descoberta. Cada uma correspondia às cores vermelho, verde e azul. Juntando as três, os pesquisadores obtiveram uma imagem colorida do cometa e com isso perceberam que a região Hapi reflete menos luz vermelha do que as demais, ficando mais azulada. Essa coloração indica a presença de gelo no local, seja na superfície ou logo abaixo de uma camada de poeira.
Além disso, nos últimos meses, com a aproximação com o Sol, essa parte do cometa tem se mostrado mais ativa, expelindo jatos de gás e poeira. A diferença de coloração, porém, é pequena, de modo que a quantidade de gelo presente também deve ser limitada. As imagens do Osiris foram feitas no dia 21 de agosto de 2014, quando Rosetta se encontrava a aproximadamente 70 quilômetros do cometa.
A nave Rosetta é equipada com instrumentos adicionais para identificar de forma direta a presença de gelo na superfície. O espectrômetro Virtis, por exemplo, pode determinar claramente as marcas espectrais de moléculas de água. "Temos muita curiosidade de ver se os indícios se confirmam a partir dessas medições", afirma o chefe da equipe Osiris, Holger Sierks.
"Em agosto, quando o 67P alcançar a máxima aproximação do Sol, ele se aquecerá muito, mas a região Hapi será a exceção: vai permanecer na escuridão e experimentar uma espécie de noite polar", afirma Sonia Fornasier, do Observatório de Paris e também integrante da equipe Osiris. O "pescoço" do cometa só receberá de novo luz solar a partir de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário