segunda-feira, 9 de março de 2015

O retrato mais longo do mundo irá durar mil anos

 
O artista Jonathon Keats quer realizar um projeto que ele não verá concluído. Nem seus filhos. Nem seus netos. Trata-se do projeto millenium, que irá fazer uma fotografia com exposição de mil anos. Ou seja, durante um milênio, esta câmera estará registrando a cidade de Temple, no Arizona. E o resultado será revelado em 3015.
O projeto foi desenvolvido pelo Museu de Arte da Universidade Estadual do Arizona. A câmera será instalada por lá, voltada para a cidade, com o objetivo de capturar as mudanças da civilização durante esse longo período.
"As pessoas que verem o retrato finalizado serão impactadas por nossas escolhas - e elas não tem controle nenhum sobre elas. Se elas não vão influenciar nossas decisões, pelo menos podem testemunhá-las", conta Keats.
A câmera é feita de metal sólido e usa tinta a óleo em vez de filme. Existe uma placa de ouro na frente da câmera que possui uma minúscula abertura e, durante mil anos, a luz que passar por lá vai fazer a tinta desbotar em lugares nas quais a luz for mais intensa, criando uma imagem.
De acordo com Keats, se casas forem demolidas com o passar dos anos, elas irão aparecer como 'fantasmas' na imagem.
Galileu.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário