quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Países responsáveis pelo aquecimento global devem escapar 'ilesos' dele, mostra mapa

Países em verde estão melhor preparados para lidar com catástrofes (Foto: Reprodução)
Os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos no mundo todo, e naturalmente levantam uma questão importante: quais são os países mais vulneráveis às ameaças naturais que devem se intensificar ao longo deste século? Para chegar a um panorama científico deste cenário preocupante, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Notre Dame criou o ND-Gain Index, um medidor que classifica 177 países de acordo com dados obtidos desde 1995.
O índice avalia indicadores em duas variáveis: prontidão e vulnerabilidade. A primeira indica se a nação está bem preparada econômica, política e socialmente para lidar com as crises, portanto, quanto maior, melhor; já a segunda mede o quanto cada território está exposto às mudanças climáticas através das condições de seis setores básicos – comida, água, saúde, serviços de ecossistema, habitat humano e infraestrutura. Logo, quanto menor, melhor.
Os dados da última atualização da pesquisa em 2013 apontam para uma realidade não tão surpreendente: segundo o ranking, os países industrializados que historicamente “criaram” o aquecimento global são os que menos devem sofrer com ele. Confira abaixo os dez primeiros colocados e os dez últimos (quase todos na África):
1. Noruega
2. Nova Zelândia
3. Suécia
4. Finlândia
5. Dinamarca
6. Austrália
7. Reino Unido
8. Estados Unidos
9. Alemanha
10. Islândia
169. Guiné-Bissau
170. Afeganistão
171. Haiti
172. Nigéria
173. Sudão
174. República Centro-Africana
175. República Democrática do Congo
176. Burundi
177. Eritreia
178. Chade

“O mapa mostra que os países ocidentais, que são indiscutivelmente os maiores responsáveis por causar as mudanças climáticas, são os menos vulneráveis e melhor preparados, o que os torna os mais prováveis candidatos para sobreviver aos impactos severos das mudanças climáticas”, escreveu Jonathan Whiting no blog do grupo britânico Eco Experts. Os “culpados” podem até escapar do olho do furacão, mas certamente sentirão alguns de seus efeitos. “Em última instância, não vão existir ganhadores nos efeitos das mudanças climáticas, todos os países serão impactados de alguma forma. O tamanho do impacto depende das decisões tomadas agora pelos líderes mundiais”, destacou.
Whiting usou a base de dados do ND-Gain Index para criar o mapa que você vê acima, que mostra perfeitamente a situação revelada no ranking. Veja abaixo o caso da América do Sul - onde Uruguai e Chile são os campeões.
 
 (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário