quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Lado escuro da Lua poderá ser habitado futuramente

O lado mais claro do satélite parece ter alguns recursos abundantes - um assunto que vem sendo discutido entre os cientistas Foto: Daily Mail / Reprodução
 
O lado escuro da Lua (e o mais distante da Terra) poderá ser habitado futuramente, segundo acredita a Agência Espacial Europeia (ESA). Em um vídeo divulgado pela agência, chamado “Destino: Lua”, são revelados os planos para fazer do local hostil, um possível lar para robôs e humanos no futuro. As informações são do Daily Mail.
“A Lua poderá se tornar o lugar onde as nações do mundo poderão estar juntas no entendimento de nossas origens comuns, na construção de um futuro, e no compartilhamento da jornada para além”, diz o vídeo.
O lado mais claro do satélite parece ter alguns recursos abundantes, como no local onde fica o “homem da lua”, que, na verdade, podem ser rastros de basalto – um assunto que vem sendo discutido entre os cientistas. Já no lado escuro, não parece haver tal reserva. Apesar disso, a ESA aposta na possível presença de água em solo lunar, que tornaria possível, inclusive, a exploração de oxigênio e hidrogênio para a fabricação de combustível para foguetes.
“Isso poderia impulsionar-nos ainda mais para o sistema solar e para o próximo destino de nossa jornada para o cosmos. As missões futuras também poderiam usar o lado mais distante da Lua como um escudo contra os sinais de rádio vindo da Terra, a fim de olhar mais longe no espaço”, revela a agência.
Nesta área lunar, mais distante da Terra, há uma enorme cratera (que ocupa um quarto da área do satélite natural) que “vive no escuro”. Porém, nos picos desse buraco de milhares de quilômetros, existem espécies de montanhas, que poderiam ser usados para a moradia de robôs e humanos, devido à luz solar que bate ali e, também, à vista incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário