terça-feira, 27 de janeiro de 2015

As nevascas dos EUA podem ser consequencia do aquecimento global

Nevasca nos Estados Unidos (Foto: NOAA/Divulgação)
 
A nevasca que atingiu o nordeste dos Estados Unidos, principalmente Nova York, têm relação com as mudanças climáticas. Acredite. O aquecimento global provocado pelos gases emitidos pela humanidade faz mais do que apenas aumentar as temperaturas. Também gera mais umidade, que gera as grandes nevascas.
O planeta vem esquentando. O ano passado foi o mais quente já registrado, segundo o índice que mede as temperaturas médias da atmosfera. Além disso, a temperatura do oceano vem esquentando sem parar. Isso é ainda mais importante. Embora a gente olhe mais para o que ocorre na atmosfera, o verdadeiro motor do clima do planeta são os oceanos. Eles guardam 90% do calor do planeta. O gráfico abaixo mostra o aumento de calor nos oceanos.
 
  Com os oceanos mais quentes, há mais umidade do ar. E mais umidade gera mais neve, segundo o climatologista Kevin Trenberth, ex chefe do Centro de Análise Climática do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos. Diz ele: "A primeira causa para isso (a nevasca) é que é inverno. No inverno, é frio no continente. Mas é quente sobre os oceanos. E o contraste entre o frio do continente e o calor da Corrente do Golfo (ao longo do Atlântico Norte) está aumentando. No momento, as temperaturas da superfície do mar estão mais de 2 graus Fahrenheit acima do considerado normal na costa dos EUA. O vapor na atmosfera está 10% maior. Cerca de metade isso pode ser atribuído às mudanças climáticas".
O gráfico da NOAA, agência de atmosfera e oceanos dos EUA, mostra como a quantidade de calor armazenada nos oceanos vem crescendo desde os anos 1960 (Foto: NOAA/Divulgação)
Isso significa que num mundo de aquecimento global devemos esperar menos neve, já que será mais quente. Nas regiões onde a ocorrência de neve começa, serão menos eventos com nevasca, já que os invernos tendem a ser mais amenos. Mas, quando a neve cair, ela virá em maior volume, por causa da umidade elevada. Nas regiões tradicionalmente frias, podemos esperar nevascas mais intensas.
Um estudo do Centro Nacional de Dados Climáticos dos EUA mostrou que existem de 71% a 90% mais chances de tempestades de neve nos anos com janeiro e fevereiro mais quentes no território americano.
Isso tudo mostra que as mudanças climáticas são mais complexas do que se imagina. Há indícios que elas estão ligadas a ondas de frio recentes na Europa. Aparentemente, o derretimento do Ártico está mudando todo o clima do Hemisfério Norte.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário