terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Robô da Nasa encontra moléculas orgânicas e gás metano em Marte

Dunas de areia em Marte
 
Cientistas da Nasa anunciaram nesta terça-feira que o robô Curiosity detectou a presença de metano na atmosfera de Marte e de elementos químicos orgânicos no solo do planeta vermelho. A existência do gás é considerada um sinal de atividade biológica, ou seja, da presença de organismos vivos. 
Há pouco mais de um ano, a Nasa declarou que, após diversas análises em solo marciano, a sonda não havia identificado a presença do gás na atmosfera do planeta. Agora, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, emitiu um comunicado à imprensa dizendo que o veículo-robô mediu “um pico dez vezes maior” de metano na atmosfera em seu local de pouso, na cratera Gale, e que detectou outras moléculas orgânicas em uma amostra coletada com o uso de uma furadeira.
Lago — Pouco depois de pousar, em agosto de 2012, o Curiosity descobriu que Marte, o planeta mais parecido com a Terra no Sistema Solar, já teve os ingredientes químicos e as condições ambientais necessárias para sustentar a vida microbiana, cumprindo o objetivo primordial de sua missão. Na semana passada, essa teoria foi reforçada quando cientistas disseram ter determinado que bilhões de anos atrás um lago preenchia a cratera de 154 quilômetros de largura que está sendo explorada pelo Curiosity. 
O veículo já percorreu cerca de 8 quilômetros desde o pouso. Ele tem explorado uma área conhecida como Monte Sharp, onde foram encontradas rochas contendo sedimentos depositados em ambiente aquático, possivelmente um antigo lago. Os pesquisadores querem saber se essa região forneceu, por tempo suficiente, as condições necessárias para o desenvolvimento da vida.
O cientista Roger Summons, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), disse: “O desafio agora é encontrar outras rochas no Monte Sharp que possam ter inventários diferentes e mais amplos de compostos orgânicos”.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário